#AT28 – CINE AGROECOLOGIA

CINE AGROECOLOGÍA

Dia 13 | 10h00 – 12h00 | AUDITÓRIO BURITI | #Agroecologia2017

Responsável: Luc Vankrunkelsven , www.wervel/pt

Sinopse:

Sinopse "O Ritmo da Lagarta"

O Ritmo da Lagarta mostra retratos de agricultores no Brasil e na Bélgica que se opõem à tendência dos sistemas agrícolas atuais: a corrida para utilizar máquinas cada vez maiores, adquirir áreas imensas de terras, usar pesticidas poderosas e vender no mercado globalizado.

Esta corrida tornou-se global e conhece principalmente perdedores: desde os agricultores amargos com dívidas infinitas em bancos e empresas até os imensos desertos verdes onde a vida não é mais possível. O Brasil exporta enormes quantidades de alimentos para animais do mundo inteiro, assim rapidamente esgotando seu solo.  Os grandes empreendimentos pecuários na Bélgica produzem enormes excedentes de esterco e acidificam o solo e o ar. O ritmo do mundo parece irrevogavelmente acelerado.

O Cerrado é a área natural no centro do Brasil de dois milhões de km2. Cerrado literalmente significa "fechado" em português e a mata de árvores e arbustos em algumas áreas é praticamente impermeável. Em tempo recorde esta área foi desmatada e apareceram planícies de monocultura.

Mas cada vez mais agricultores desenvolvem outra maneira de cultivar. Eles se libertam de todas as obrigações com bancos e fornecedores e descobrem que seu ambiente e suas vidas mudam mais rápido do que o esperado.

Um filme de Jo Ackermans e Laura Zuallaert

Script, direção e montagem: Jo Ackermans

Imagem: Laura Zuallaert

Em cooperação com Wervel vzw – www.wervel.be/pt

 

*** Participe da construção da memória do congresso! Registre suas impressões e sugestões no campo de comentários abaixo. ***

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário sobre “#AT28 – CINE AGROECOLOGIA”

Deixe uma resposta