Manual de utilização do Mapa de Agroecologia

________________________________________________

(Link para el versión en castellano)

Sumário

  1. Introdução
  2. Cadastro e login no Mapa da Agroecologia
  3. Locais
  4. Organizações
  5. Experiências em Agroecologia
  6. SAF
  7. Créditos

###

Introdução

O Mapa da Agroecologia é um Sistema baseado em Web que visa registrar experiências de Agroecologia e informações associadas de maneira organizada e e segura, permitindo acesso facilitado e rápido através de qualquer navegador web e em qualquer Sistema Operacional (Linux, Windows, MacOS etc).

Este Sistema continuará sendo desenvolvido nos próximos meses, e a partir do dia 06/09/2017 (12h) o Mapa da Agroecologia passará a armazenar em definitivo toda informação inserida. O  lançamento oficial da primeira versão será feito no congresso “triplo” #Agroecologia2017.

Para buscar informações, basta navegar na página. O visual atual da primeira página pode se apresentar de duas formas:

1) com o menu aberto, quando há espaço para a exibição do menu.

2) com o menu fechado.

Ao clicar no ícone do menu fechado, os itens do menu aparecem verticalmente.

###

Cadastro e login no Mapa da Agroecologia

Para participar desta construção colaborativa, são necessários o cadastro e o login do seu “usuário”, que é baseado em um e-mail válido. O primeiro passo é clicar no link “Entrar” do menu superior da página (se não encontrou, leia a Introdução), e verá a seguinte tela:
Na primeira vez, para preencher seu cadastro inicial, clique em “Cadastrar“, e verá o formulário a seguir. Preencha com um e-mail válido, seu nome completo e uma senha de sua preferência repetida nos dois últimos campos, e clique no botão “Cadastrar”.  Não estamos exigindo senhas complexas, mas recomendamos que utilize números, caracteres especiais, e letras minúsculas e maiúsculas numa senha de pelo menos 8 caracteres. Se esquecer, poderá utilizar o sistema de recuperação de senhas.

Quando clicar no botão “Cadastrar”, o sistema (contact@itbio3.org) enviará ao e-mail fornecido uma mensagem de confirmação, com o assunto:
Instruções de confirmação Agroecologia ITBio3

No texto do e-mail, clique no link para confirmação da conta (“Confirmar minha conta”):

Bem Vindo ciclana42@gmail.com!

Você pode confirmar sua conta através do Link abaixo:

Confirmar minha Conta
Automaticamente será direcionado para a página do sistema, onde poderá utilizar e-mail e senha cadastrados para entrar (botão “Entrar”).

Uma vez logado, seu e-mail aparecerá no final do menu, ao lado do link “Sair”, que serve para “deslogar” seu usuário.

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]

###

Locais

Os “Locais” são a parte central do Mapa de Agroecologia. Não por serem mais importantes que pessoas ou experiências, mas por serem o que une todas as informações nos mapas. Toda “Experiência” será vinculada a um “local”, assim como todo “SAF”, toda “Organização” e toda pessoa que quiser cadastrar “Experiência” ou “SAF”. Portanto, cadastrar o Local é o primeiro passo depois da criação do seu usuário. Ao clicar no menu “locais”, será aberta uma página como esta (mas com mais registros):

Inicialmente será mostrada a aba “Todos”, com uma listagem de todos os locais cadastrados até o momento, e um campo de buscas por palavras. Ao clicar na aba “Novo”, um campo de cadastro de Local será aberto:

O “Local” é o ponto geográfico onde serão registradas suas experiências e/ou seus SAFs. Um sítio, uma fazenda, uma casa, um espaço coletivo, público ou privado. Defina o nome do seu local que irá aparecer no mapa e selecione o tipo. Se ou quando possível, adicione uma foto.

Para adicionar uma imagem, clique no botão “Escolher arquivo”, selecione a imagem e então clique em “Abrir”. Utilize o campo “Observação” para registrar outras informações sobre o local que considere relevantes.

Sobre a localização no mapa, inicialmente o mapa será aberto centralizado com base em seu ponto de acesso à internet, ou seja, onde você está no momento. Para localizar exatamente o seu “Local”, pode utilizar os recursos do sistema, como zoom (+ ou -) no canto superior direito do mapa, ou através do seu mouse. O marcador será movido para onde clicar com o mouse.

Mantendo apertado o botão esquerdo do mouse e arrastando o mesmo, você movimentará o mapa. Utilizando portanto, os recursos de zoom, de arraste e de clique, poderá marcar exatamente o local desejado no mapa (mundi).

Quando estiver satisfeito com a localização, e tendo preenchido os campos superiores, clique no botão “Enviar” para salvar seu local no Mapa da Agroecologia. Após o envio, será aberta a página do local cadastrado no sistema. Clicando na aba “Todos”.

Voce poderá encontrar seu local na lista geral, seja na lista, seja através do campo “Pesquisar”, que filtra os resultados conforme o texto é digitado.

Você poderá “Apagar” ou “Editar” seu local sempre que desejar, utilizando os botões “Apagar” e “Editar”. Para a edição, será aberta uma página igual à do cadastro de locais, onde poderá modificar qualquer dos campos.

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]

###

Organizações

Ao clicar na aba “Organizações”, será aberto o formulário de descrição da organização.

Organizações podem ser  Governamentais, Não governamentais ou Privadas. Preencha os campos que puder. São obrigatórios apenas os campos “Nome” e-mail de contato. Os demais campos, embora não obrigatórios, são recomendáveis, principalmente o Local, que permitirá que a Organização seja localizável no Mapa.

Caso ainda não tenha cadastrado o local da organização, você poderá cadastrar o local neste momento, seguindo as instruções do tópico “Locais“. Se já cadastrou o local, basta selecionar o local no campo “Locais”, e pode ignorar o mapa.

 

Depois de preencher os campos, basta clicar no botão “Enviar”. Será aberta a página da organização cadastrada.

 

No final da página, da organização cadastrada, existem os botões “Apagar” e “Editar”, referentes à organização que está sendo visualizada.

O botão “Editar” levará a um formulário igual ao de cadastro de organizações, com as informações cadastradas anteriormente já carregadas. Modifique da maneira que desejar, e clique em “Enviar” para atualizar o sistema.

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]

###

Experiências em Agroecologia

Ao clicar no item “Experiência em Agroecologia” do menu, será aberta a aba “Todos”, com a lista de experiências cadastradas, com o campo “Pesquisar” que permite a filtragem de experiências a partir do texto digitado.

Para cadastrar uma nova experiência, comece clicando na aba “Novo”. São obrigatórios, para que faça sentido o registro, os campos “Local” e “Nome”. Novamente, sugerimos que preencha com toda informação que julgar relevante sobre sua experiência.

Após o preenchimento, clique em “Enviar”, e será redirecionado à página da experiência.

O botão “Apagar” apaga a experiência, e o botão “Editar” abre a página de cadastro, com as informações anteriores pré-carregadas.

Note que surgiu uma nova aba “Fotos”. Clicando nesta aba, será aberta esta página:

Ao clicar no link “Enviar uma Foto para esta Experiência em Agroecologia?”, é aberto o formulário de envio de foto.

Basta fazer uma descrição da foto e selecionar o arquivo a ser enviado com o botão “Escolher arquivo”. Depois de selecionado o arquivo, basta clicar no botão “Enviar”.

Na aba “Fotos” serão apresentadas as fotos cadastradas, com suas descrições, e na aba “Novo” poderá inserir novas fotos.

Ao clicar na aba “Todos”, poderá encontrar a experiência que acabou de cadastrar na listagem, olhando as páginas.

Também pode utilizar o campo “Pesquisar”.

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]

###

SAFs

Este sistema começou Para acessar o módulo de Sistemas Agroflorestais (SAFs), clique no menu SAF. São apresentados três submenus, quais sejam: Sistemas, Plantas e Animais. A primeira versão inclui apenas alguns campos para cada um dos três casos, mas este é um dos pontos que terão mais esforços de desenvolvimento nos próximos meses.

Trataremos de cada um separadamente a partir de agora.

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]

Sistemas

Ao clicar no submenu Sistemas, será aberta a aba “Todos”, com a lista de SAFS cadastrados e o campo “Pesquisar” para filtragem de resultados.

Para inserir um novo SAF, clique na aba “Novo” e complete os campos. São obrigatórios somente Nome e Local, as informações mínimas para registro do SAF no mapa. Mas sugerimos que complete todas as informações que puder.

Depois que preencher as informações, clique no botão “Enviar”, e será direcionado á página do Sistema criado.

Além das informações fornecidas no formulário, o Mapa da Agroecologia irá adicionar o nome da pessoa que executou o cadastro, assim como a Organização à qual esta pessoa está associada. Também são disponibilizados os já conhecidos botões “Apagar” e “Editar”, e o botão “Editar direciona a um formulário com as informações do SAF pré-carregadas.

Note que surgiu uma nova aba “Fotos”. Clicando nesta aba, será aberta esta página:

Ao clicar no link “Enviar uma Foto para esta Experiência em Agroecologia?”, é aberto o formulário de envio de foto.

Basta fazer uma descrição da foto e selecionar o arquivo a ser enviado com o botão “Escolher arquivo”. Depois de selecionado o arquivo, basta clicar no botão “Enviar”.

Na aba “Fotos” serão apresentadas as fotos cadastradas, de maneira similar às fotos de “Experiências de agroecologia”, com suas descrições, e na aba “Novo” poderá inserir novas fotos.

Clicando na aba “Todos”, voltará à visualização de todos os SAFs cadastrados, desta vez com a inclusão do Sistema que acabou de enviar. Pode utilizar o campo “Pesquisar” para facilitar sua busca.

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]

###

Plantas

Clicando no menu “SAF” e no submenu “Plantas”, é aberta a aba “Todos”, com a lista das plantas cadastradas até o momento. O campo “Pesquisar” permite uma filtragem dos resultados que facilita a busca de plantas específicas.

Clicando na aba “Novo” é aberto o formulário para cadastro de novas plantas. Apenas o campo “Nome” é obrigatório, mas recomendamos fortemente que seja preenchido o nome científico, e se possível, inserida uma foto símbolo (representativa da cultura).

Ao clicar no botão “Enviar”, é aberta a página da Planta cadastrada. Ao clicar na aba “Todos”, voltamos à lista, com a planta cadastrada incluída. Informações básicas de Plantas e Animais, por serem utilizadas por diferentes SAFs, tendem a ser organizadas e modificadas pela equipe de parceiros do Mapa da Agoecologia.

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]

###

Animais

Clicando no menu “SAF” e no submenu “Animais”, é aberta a aba “Todos”, com a lista das animais cadastrados até o momento. O campo “Pesquisar” permite uma filtragem dos resultados que facilita a busca de animais específicos.

Clicando na aba “Novo” é aberto o formulário para cadastro de novos animais. Apenas o campo “Nome” é obrigatório, mas recomendamos fortemente que seja preenchido o nome científico, e se possível, inserida uma foto símbolo (representativa do animal).

Ao clicar no botão “Enviar”, é aberta a página do Animal cadastrado. Ao clicar na aba “Todos”, voltamos à lista, com o animal cadastrado incluído. Informações básicas de Animais e Plantas, por serem utilizadas por diferentes SAFs, tendem a ser organizadas e modificadas pela equipe de parceiros do Mapa da Agoecologia.

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]

###

Créditos

Sistema desenvolvido e mantido pela ITBio3.

Manual (versão 1.0) confeccionado pela ITBio3.

 

https://itbio3.org | contato@itbio3.org

Atores:

Marcelo e Eduardo (Concepção, conteúdo e desenvolvimento)

Mariana Crepaldi de Paula (Demanda inicial e concepção)

Ynaiá Masse Bueno / CBA2017 / ABA (Demanda de adaptação e parceria)

[ cadastro | locais | organizações | experiências agroecologia | SAF |  início ]