VISITA 5. CIRCUITO – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (EMBRAPA/ SÍTIO GERANIUM)

Local de saída: Centro de Convenções Ulisses Guimarães Local da visita: Embrapa Hortaliças e Sítio Geranium
Dia da visita: 16/09 Saída: Ulisses Guimarães – 7h Retorno:  Ulisses Guimarães – 16h
Quilometragem ida e volta: 90 km
Quantidade mín. de participantes: 20 Quantidade máx. de participantes: 25
Responsáveis: Neide Botrel, Nuno Madeira e Maria Abadia
Temáticas da visita: 1. Manejo de Agroecossistemas e Agricultura Orgânica 2. Agroecologia e Agriculturas Urbana e Periurbana 3. Construção do Conhecimento Agroecológico 4. Memórias e História da Agroecologia
Atividades da visita: – Roda de conversa; – Stand demonstrativo de PANC’S da EMBRAPA – Visita a área de produção do sítio Geranium – PANCS e SAF’S
O participante deverá trazer: – Caderneta de anotações
VALOR: R$ 75,00 – Incluso café da manhã e almoço;

Nota sobre a visita

A EMBRAPA Hortaliças – DF é uma das grandes referências na pesquisa com Plantas Alimentícias não Convencionais. Possui Stand demonstrativo de folhosas, ora-pro-nobis, raízes, túberas e propagação, o qual será apresentado e visitado pelos participantes.

O Sítio Geranium foi criado inicialmente como uma chácara particular pela odontopediatra Maria Abadia e pelo engenheiro civil Marcelino Barberato em 1986. O aprendizado em agroecologia começou durante o I Encontro de Agricultura Alternativa da UNB, realizado naquele mesmo ano. Em um momento de transição, o casal abandonou a vida de um condomínio fechado para morar no meio do cerrado e iniciar a produção de alimentos orgânicos. As cidades em volta cresceram (Ceilândia, Samambaia e Taguatinga) e o interesse pelo fortalecimento de ações socioambientais também. Vieram então o cultivo de ervas medicinais, mudas de árvores nativas e uma infinidade de conhecimentos e práticas ecológicas, fundadas na permanente capacitação da equipe que gerencia o Sítio e na parceria com diversas instituições, faculdades e colaboradores.

O Sítio Geranium é um centro de referência em Educação Socioambiental e produção de alimentos orgânicos. Também oferece espaço para realização de cursos e eventos. O Sítio funciona como um ambiente vivo para trocas, aplicação, ensino e pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de uma cultura da sustentabilidade.

No site do evento: link

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.