VISITA 9. FAZENDA MALUNGA – PECUÁRIA LEITEIRA ORGÂNICA

Local de saída: Centro de Convenções Ulisses Guimarães Local da visita: Núcleo Rural Lamarão PADF-DF
Dia da visita: 16/09 Saída: Ulisses Guimarães – 7h Retorno: Ulisses Guimarães – 15h
Quilometragem ida e volta: 160 km
Quantidade mín. de participantes: 20 Quantidade máx. de participantes: 25
Responsáveis: Aguinar Santos
Temáticas da visita: 9. Manejo de Agroecossistemas e Agricultura Orgânica
Atividades da visita: – Rodas de conversa; – História da Fazenda Malunga; – Visita aos sistemas integrados de produção; – Pecuária leiteira orgânica;
O participante deverá trazer: – Roupas adequadas (chapéu, bota, etc); – Garrafa de água; – Caderno para anotações.
VALOR: R$110,00 – Incluso café da manhã e almoço;

Nota sobre a visita

A pecuária leiteira orgânica conduzida na Fazenda Malunga tem seu planejamento guiado pela busca de qualidade na produção de leite e laticínios, bem como pela adoção de técnicas produtivas que propiciem uma produção economicamente viável, ecologicamente adequada e socialmente justa.  Além dos animais serem criados de forma saudável, sem a utilização de antibióticos, hormônios, vermífugos, promotores de crescimento, estimulantes de apetite, ureia e demais aditivos não autorizados na produção orgânica, é necessário que o criador esteja compromissado com a preservação ambiental e proporcione adequadas condições de trabalho aos trabalhadores.

É uma busca incansável de qualidade e sustentabilidade do sistema produtivo, que tem na integração com a produção vegetal orgânica um dos importantes componentes do sistema.  Diversas técnicas de produção orgânica são utilizadas, que vão desde a busca por genética adequada, manejo ecológico das enfermidades, da alimentação e das pastagens. Os visitantes poderão dialogar com os proprietários ou empregados a respeito do mercado, das técnicas produtivas, suas dificuldades e avanços.

Há 28 anos, a Malunga é referência em orgânicos no Distrito Federal. A origem do nome vem do dialeto africano, onde Malunga significa companheiro, irmão. Outro sentido seria de reunião em torno de algo bom.

No site do evento: link

Deixe uma resposta